segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PLANO DE AULA - REDES SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR


PREFEITURA MUNICIPAL DE MACEIÓ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SEMED)
ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

MINIPROJETO

AS REDES SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

ALUNA: IÊDA SOARES


TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC’S
                                                   OUT/ 2012


  • APRESENTAÇÃO DO PROJETO:

Há muito que na Escola é percebida a ansiedade que os alunos têm em acessar as redes sociais. Tentamos justificar o porquê da não permissão, citamos exemplos de noticiários de telejornais, em portais de noticias, mas em vão, o querer dos alunos se aguçava cada vez mais.
Assim, sentimos a necessidade de trabalhar com eles através de pesquisas, dando ênfase que o acesso às redes sociais no ambiente escolar, mas especificamente no Laboratório de Informática, sem qualquer direcionamento, não tem nenhum objetivo em relação ao ensino e a aprendizagem.

  • TURMA: 7º ANO C

  • DURAÇÃO: 05 aulas

  • REALIZAÇÃO: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

  • DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Língua Inglesa, Língua Portuguesa, e Arte.


·         OBJETIVO GERAL:

Conscientizar os alunos de que o uso das redes sociais na escola, sem um planejamento pedagógico consistente, é apenas uma forma de lazer e não de aprendizado. Nelas podemos encontrar todo o tipo de elemento, do mais benigno ao mais nocivo, além de comprometer a própria instituição de ensino e a família.

  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Despertar a curiosidade sobre as redes sociais;
- Instigar a pesquisa sobre os perigos que as redes sociais podem causar para si e para a família;
- Entender que as redes sociais se usadas de forma irresponsável podem trazer sérios danos, entre eles o dano moral;
- Conscientizar o aluno, sobre o que deve e não deve compartilhar, postar, comentar, nas redes sociais.
 
  • JUSTIFICATIVA

O ápice do ensino é a aprendizagem adquirida pelos alunos ao longo de todo o processo educativo. Este é o foco para nós que fazemos a Educação – A Aprendizagem. Com base nessa proposta, percebemos que é relevante o aluno construir seu conhecimento e essa construção envolve a conscientização para que ele possa colocar em prática aquilo que já está incorporado. Com isso, trabalhar com o tema AS REDES SOCIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR é de suma importância para o educando, uma vez que vivemos em uma sociedade cada vez mais tecnológica, permitindo que eles mesmos tomem decisões em relação aos cuidados que se deve ter para que não seja alvo dessas tecnologias de maneira negativa.

  • METODOLOGIA:
     
       Aula 01
*Sala de Multimídia - VIDEO: OS PERIGOS NAS REDES SOCIAIS
Duração: 11 MINUTOS
*Laboratório de Informática
Pesquisa:
  • Conceituar redes sociais
  • Citar o nome de 10 redes sociais com os maiores números de membros em ordem decrescente.
  • Acessar o Google tradutor para ouvirem como é a pronúncia em inglês de algumas redes sociais, como também traduzi-las para o português.
        Aula 02

·         Descrever o tipo de informação que publicam as 10 maiores redes sociais mais usadas.
·         Acessar Quizzes sobre redes sociais para testar seus conhecimentos sobre o assunto.
·         Registrar no caderno os erros e acertos. Quanto aos erros, colocar as respostas corretas.


         Aula 03

·         Selecionar algumas perguntas do Quiz para fazerem uma pequena entrevista com os colaboradores da escola a respeito das redes sociais. 
  • Escolher alguns alunos da Escola para também entrevistá-los.
  • Criar uma tabela no WORD com os dados obtidos na entrevista.
  • Pesquisar em portais de noticias, sobre os perigos das redes sociais se usadas de forma inadequada.
  • Relatar em um pequeno texto suas conclusões em relação ao acesso das redes sociais no ambiente escolar, se realmente elas “contribuem ou não” no ensino e na aprendizagem.


·         AVALIAÇÃO:


Os alunos serão avaliados no decorrer das atividades realizadas, observando o interesse, criatividade, cooperação e compromisso das duplas.


·         CULMINÂNCIA:

Cartaz para exposição no mural da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário