sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Plano de Aula - CURIOSIDADES SOBRE ALIMENTOS CONSUMIDOS PELOS ADOLESCENTES.


Prefeitura Municipal de Maceió
Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
Escola da Rede Pública de Ensino

Plano de Aula

Realização: Laboratório de Informática
Tema: CURIOSIDADES SOBRE ALIMENTOS CONSUMIDOS PELOS ADOLESCENTES.
Conteúdo: PESQUISAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS QUE OS ADOLESCENTES MAIS GOSTAM DE CONSUMIR.
Disciplina: Ciências
Público Alvo: Alunos 8º ano
Duração: 03 AULAS (DURAÇÃO 0:50MIN)

Objetivos:
  • Compreender a composição dos alimentos que mais gostam de consumir.
  • Ler os rótulos das embalagens.
  • Identificar os riscos que esses tipos de alimentos podem causar ao organismo quando consumidos com frequência.
  • Reduzir o consumo desses alimentos.
  • Despertar a curiosidade para a composição dos alimentos que consomem, sabendo que ele fará parte do seu organismo.

Conhecimentos prévios a serem trabalhados antes: Pesquisar na Internet.



Desenvolvimento:
  • Pedir para que os alunos guardem as embalagens dos alimentos que eles gostam de consumir na hora do intervalo.
  • Levar para o laboratório de Informática essas embalagens.
  • No laboratório, perguntar aos alunos se eles sabem o que significa alguns ingredientes que eles estão consumindo. Qual o valor nutricional? Quais as doenças que podem causar ao seu organismo?
  • Explicar que iremos fazer uma pesquisa sobre alguns ingredientes descritos nas embalagens a fim de conhecê-los cientificamente e saber quais os malefícios causados por eles.

  • Pedir para que copiem no caderno o resultado da pesquisa.
  • Para finalizar, foi exposto em um dos murais da escola, as embalagens dos alimentos e bebidas consumidos pelos alunos e a descrição dos ingredientes pesquisados.

Recursos Didáticos:
·         Laboratório de Informática
·         TV/Monitor tipo clone
·         Câmera Digital
·         Embalagens de alimentos

Avaliação: Acontecerá ao longo da atividade, vendo todo desenvolvimento dos alunos nas suas criações individuais e coletivas. Sendo avaliado:
·         Envolvimento e participação dos alunos.
·         Organização e clareza das informações adquiridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário