segunda-feira, 26 de novembro de 2012

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO


  • Conceito de Currículo
 "O currículo aparece, assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas reacomodações"  (Sacristán, 2000:46)
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

Sejam quais forem os aspectos preponderantes que dificultaram a integração entre tecnologias e currículo, hoje são inegáveis as potencialidades do uso educativo de tecnologias. Mas este uso traz contribuições significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias. Deste modo, a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Porém, essas mudanças se concretizam quando compreendemos a concepção de currículo que almejamos desenvolver, identificamos as características intrínsecas das tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados, bem como entendemos que “a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia” (COSTA, 2005).
A integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa perspectiva de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de experiência, de ensino e de aprendizagem ativa ampliada pela presença das tecnologias.

  • Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?

A tecnologia tem que estar na sala de aula, à mão no momento da necessidade. Pode ser um pequeno laboratório na sala ou um computador por aluno. Não estou falando exclusivamente de computador, mas de diversas tecnologias digitais.

  • Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Para desenvolver projetos no âmbito do currículo requer atualização por parte do professor e familiarização com as tecnologias, para que então ele possa analisar o currículo e inserir o uso dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas. Ao levar em conta a proposta curricular, os interesses dos alunos, e as possibilidades de uso das tecnologias, o professor irá propor que uma nova prática de sala de aula se realize através de projetos. Assim, professor e alunos participam juntos de um processo de produção do conhecimento, na elaboração, execução e avaliação das ideias e práticas adotadas. Assim, as tecnologias servem de suporte para a prática pedagógica adaptada ao currículo.

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