- Conceito de Currículo
"O
currículo aparece, assim, como o conjunto de objetivos de aprendizagem
selecionados que devem dar lugar à criação de experiências apropriadas
que tenham efeitos cumulativos avaliáveis, de modo que se possa manter o
sistema numa revisão constante, para que nele se operem as oportunas
reacomodações" (Sacristán, 2000:46)
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Sejam
quais forem os aspectos preponderantes que dificultaram a integração
entre tecnologias e currículo, hoje são inegáveis as potencialidades do
uso educativo de tecnologias. Mas este uso traz contribuições
significativas à aprendizagem quando acontece integrado a um projeto
curricular com clareza da intencionalidade pedagógica voltada ao
desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com tecnologias.
Deste modo, a integração entre currículo e tecnologias potencializa
mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Porém,
essas mudanças se concretizam quando compreendemos a concepção de
currículo que almejamos desenvolver, identificamos as características
intrínsecas das tecnologias que devem ser exploradas em atividades
pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados, bem como
entendemos que “a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma
de encarar essa mesma tecnologia” (COSTA, 2005).
A
integração entre tecnologias e currículo que se estabelece numa
perspectiva de transformação da escola e da sala de aula em um espaço de
experiência, de ensino e de aprendizagem ativa ampliada pela presença
das tecnologias.
- Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
A
tecnologia tem que estar na sala de aula, à mão no momento da
necessidade. Pode ser um pequeno laboratório na sala ou um computador
por aluno. Não estou falando exclusivamente de computador, mas de
diversas tecnologias digitais.
- Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Para
desenvolver projetos no âmbito do currículo requer atualização por
parte do professor e familiarização com as tecnologias, para que então
ele possa analisar o currículo e inserir o uso dessas tecnologias em
suas práticas pedagógicas. Ao levar em conta a proposta curricular, os
interesses dos alunos, e as possibilidades de uso das tecnologias, o
professor irá propor que uma nova prática de sala de aula se realize
através de projetos. Assim, professor e alunos participam juntos de um
processo de produção do conhecimento, na elaboração, execução e
avaliação das ideias e práticas adotadas. Assim, as tecnologias servem
de suporte para a prática pedagógica adaptada ao currículo.
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